Atualmente são raras as marcas, desde as pequenas até as grandes, que não oferecem um e-commerce. E-commerce significa vender pela internet – mas pode não ser tão simples quanto parece, porque para fazer sentido e realmente agradar o cliente a estratégia da loja online precisa ser bem pensada e aplicada, desde o design até a experiência de compra. Hoje vamos conversar um pouquinho sobre isso.

Primeiramente, é claro, é importante saber se você tem mercado para isso, afinal de contas é um investimento. Quem vai comprar esses produtos? O seu público costuma comprar pela internet? Ter um comércio virtual realmente tornará a vida do seu negócio mais fácil? Bora fazer uma boa pesquisa!

Se a pesquisa demonstrou que SIM, faz sentido ter um e-commerce para a sua marca, aí sim você deve pensar em como assegurar ao cliente uma ótima experiência de compra. O caminho para a compra deve ser o mais claro e fácil possível, com todas as informações necessárias disponíveis. Outra coisa importante é permitir que no cadastro do cliente exista um histórico de compras, pois clientes assíduos costumam conferir suas compras antigas na hora de fazer uma nova.

Planeje muito bem como vão ser todos os serviços internos de conteúdo, preço, gestão estoque, entregas, pagamentos, devoluções, suporte e segurança. Esses são todos itens imprescindíveis. Pense com bastante cuidado também a questão da localização. Serão feitas vendas para o exterior? Se sim, o site necessita de uma localização.

Essas que citamos são apenas algumas das tarefas de estratégias essenciais para o bom funcionamento de uma loja virtual, e já deu pra perceber que deve haver uma equipe que seja responsável especialmente por isso, né? Não adianta criar um e-commerce e jogar como serviço extra para funcionários que você já tem e que cuidam de outras coisas. O trabalho é minucioso e exige muita atenção. Você pode também terceirizar o serviço e deixar nas mãos de quem realmente entenda do assunto. Passeie pelo nosso site para conhecer todos os nossos serviços de marketing 🙂

WhatsApp Fale Conosco