Programa de Fidelização dos Clientes

Escrito por Redação Autem Solutions em 9 de abril de 2018

Já conversamos bastante por aqui sobre como um dos principais objetivos de um bom programa de marketing é conseguir reter os clientes pelo maior tempo possível, visto que o gasto empenhado para a conquista de novos clientes é bem maior do que o necessário para continuar o atendimento dos já existentes.

É claro que a principal forma de manter seus clientes com você é garantir a qualidade dos seus produtos e serviços, mas também é interessante pensar em um bom programa de fidelização. Nesses programas, os clientes fiéis ganham vantagens que valorizam sua lealdade e a sua empresa ainda consegue utilizá-los para obter informações sobre o comportamento de compra dos seus clientes.

Segundo a coleção Biblioteca de Gestão, para administrar o seu programa de fidelização da melhor forma possível, os passos são os seguintes:

– Identificar os benefícios do programa (tanto para seu negócio quanto para os clientes)
– Estimar os custos de sua implantação e manutenção
– Designar um funcionário para coordenar o programa
– Pesquisar os requisitos dos clientes
– Esclarecer muito bem qual será o conteúdo do programa
– Desenvolver a estratégia de lançamento
– Garantir que toda a equipe esteja alinhada no conceito do programa, para garantir o comprometimento de toda a empresa
– Implementar todos os requisitos práticos e treinamentos necessários para o bom funcionamento do programa
É importante ter bem claro que um sólido programa de fidelização é um investimento contínuo e de longo prazo. Monetário, sim, também, mas principalmente de comprometimento pessoal para manter o interesse dos membros durante toda sua duração. Uma das maneiras mais conhecidas de programas de fidelização são os que oferecem vantagens progressivas, ou seja, quanto mais o cliente consome seus produtos e/ou serviços, mais benefícios ele alcança.

O interessante é pesquisar bastante dentro das opções disponíveis e avaliar quais as particularidades que se adequam melhor ao funcionamento da sua empresa e ao tipo de serviço que ela oferece. Uma dica? Pensar nisso é bem trabalhoso, contrate quem entende do assunto e foque sua atenção no seu próprio ramo! Aproveite que já está no nosso blog para conhecer os serviços da Autem Solutions!

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