Hora de fazer o seu plano de marketing!

Escrito por Redação Autem Solutions em 20 de novembro de 2017

Está bem, a gente sabe: planejar, definitivamente, não é a palavra preferida de 10 entre 10 pessoas. Criar um plano de marketing exige tempo, conhecimento e investimento de capital, e isso só faz parecer que então não é a melhor ideia ter um para sua empresa – mas entendendo melhor a importância desse planejamento para o futuro do seu negócio você rapidamente vai passar a dar mais valor a essa parte da tarefa.

Vamos começar desmistificando? Vamos. Bem, pela definição de Malcolm McDonald, o planejamento de marketing nada mais é do que uma sequência de atividades que conduza ao estabelecimento dos objetivos do marketing e a formulação dos planos que nos levarão à concretização desses objetivos.

Ter um plano de marketing bem fundamentando traz inúmeras vantagens, como facilitar a tomada de decisões de forma racional, já que o caminho base está traçado, e também unir os funcionários da empresa num mesmo foco, com uma mesma estratégia.

É aquela história: vale gastar mais tempo e esforço no início para fortalecer suas raízes, porque só assim a árvore vai poder crescer com segurança e prosperidade. Já está convencido, né? Então vamos dar um passo a passo de como realizar esse planejamento.

Primeiramente é importante estabelecer objetivos estratégicos. Eles precisam ir além do marketing e representar a empresa como um todo e o que se espera dela e para ela. Depois de estabelecidos, esses objetivos precisam ser firmemente mantidos e as ações de toda a empresa devem estar alinhadas com ele. Todos os funcionários precisam falar a mesma língua e saber aonde devem chegar.

O segundo passo é fazer a auditoria de marketing, que vai possibilitar que a empresa entenda o ambiente onde opera, tanto internamente quanto externamente, sendo que internamente o foco é a própria empresa, suas operações e seus serviços e externamente a análise busca informações relativas ao mercado, às tendências para o setor e às possíveis concorrências. Essa auditoria deve entregar um relatório SWOT, que vai deixar claros os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças que estão em seu radar.

A partir de então, é necessário articular os seus pressupostos e estabelecer os objetivos do marketing. Esses são passos centrais de todo o processo e devem se basear em bastante fundamentação e informação. Os pressupostos serão direcionamentos estratégicos para que se consiga vislumbrar alcançar os objetivos.

Muita informação, né? E tem mais! Continuamos essa lista semana que vem!

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