Como seria um programa ideal de marketing de varejo?

Escrito por Redação Autem Solutions em 11 de dezembro de 2017

Se uma das necessidades da sua empresa no momento é emplacar um programa de marketing voltado ao varejista, preste atenção aos passos a baixo, que podem te dar um bom norte de como transformar esse programa em um sucesso.

– Administre sua propaganda: esse é um passo muito importante, porque é fácil para os estabelecimentos criarem e veicularem sua própria propaganda, e, dessa forma, acabar passando mensagens conflitantes aos seus clientes sobre a imagem da sua marca. Para que ela tenha consistência, é necessária a administração dessas propagandas e, portanto, a cobrança de um padrão.

– Incentive os seus distribuidores a usar o mesmo programa de marketing: não é obrigatório, nem essencial, mas o padrão ajuda, inclusive, a beneficiar os próprios pontos de venda. Uma dica é manter as mensagens chave, mas adaptar a campanha às condições e ao público de cada mercado. Dessa forma a comunicação fica consistente e coerente.

– Ajude os distribuidores a utilizar seu programa de marketing: sua empresa pode, por exemplo, fornecer um pequeno guia de marketing que sustente seus programas aos estabelecimentos revendedores. Esses guias devem conter, basicamente, o escopo e os benefícios desse programa, e aí então os estabelecimentos podem decidir, com base nisso, quais serão suas próprias estratégias promocionais.

– Monte um banco de marketing para os seus distribuidores: não basta apenas você saber quem são os seus clientes e qual é o seu público alvo. Se seu distribuidor também fará a propaganda do seu produto, ele deve entender com quem está falando. Esse banco deve conter os nomes e os endereços dos clientes do estabelecimento e informações como seus padrões de compra e valores gastos. Essas informações, é claro, devem estar sempre atualizadas!

– Ofereça opções de patrocínio e forneça os materiais de propaganda: muitos estabelecimentos independentes contam com baixo capital para fortalecimento de sua imagem e propaganda. Se um pequeno mercado de bairro, por exemplo, é um forte ponto de venda para seu produto, invista nele! Patrocine sua propaganda e forneça seu material, isso certamente vai ser benéfico ao seu negócio.

– Uma alternativa: estabelecer um serviço central de publicidade. Nesses casos, o fabricante oferece aos seus distribuidores todas as peças publicitárias relativas ao seu produto e à sua marca.

– Apoie eventos locais: dessa forma a sua empresa ajuda os estabelecimentos locais, fideliza clientes e ainda espalha a imagem de sua marca.

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