Como melhorar a percepção dos clientes sobre a sua marca

Escrito por Redação Autem Solutions em 19 de fevereiro de 2018

A imagem que os consumidores têm de uma marca e de todos os seus atributos e valores faz toda a diferença no momento da decisão de compra. Os valores de uma marca relacionam-se com muitas áreas, desde os aspectos mais tangíveis aos menos tangíveis de uma empresa. Você pode buscar identificar os valores mais importantes do seu negócio e, dessa forma, estabelecer como ele será percebido pelos clientes.

Não saia correndo desse texto se sua empresa ainda é pequena e você acha que esse papo não é para ela! Mesmo os menores negócios podem e devem utilizar o branding, que tem justamente o objetivo de diferenciar sua marca e transmitir ao mercado os seus atributos exclusivos.

Como identificar os atributos mais importantes da sua marca para poder explorá-los? Retiramos essa lista da Coleção Biblioteca de Gestão, dê uma olhada do que eles podem ser:

– adequação à finalidade: sua marca é a melhor naquilo que oferece
– valor pelo dinheiro: caso ela não seja a mais barata disponível, ela ainda representa um bom negócio?
– qualidade: ela é bem construída e administrada?
– possibilidade de extensão: sua marca pode funcionar em outros mercados relacionados?
– confiabilidade da empresa: ela é reconhecida?
– produtos comprovados: auto-explicativo
– Investimento no desenvolvimento: é possível perceber suas inovações?

Dentro dessas opções, você deve perceber após pesquisar bem o seu mercado de clientes, quais são os valores mais importantes que eles estejam buscando. Como descobrir isso? Bem, da maneira mais simples possível: dialogando com seus clientes. Mas tenha o cuidado de propor diálogos mais profundos, que vão além de advogar em favor próprio, apenas tentando convencer o cliente das vantagens do seu produto. Procure ouvi-lo de verdade, entender, por exemplo, o que ele buscaria numa concorrência sua, quais são os pontos mais fortes e mais fracos que ele enxerga na sua marca…. Faça o maior número possível de levantamento de dados que conseguir junto a eles. Se possível, realize uma pesquisa aprofundada contratando uma empresa especializada.

Outro cuidado de suma importância é estar sempre atento às inovações e tendências do setor. Um levantamento sobre a condição do mercado em que sua empresa se encaixa pode destacar questões muito importantes, que vão além de sua própria marca, mas que impactam diretamente nela. Se você tem, por exemplo, uma marca de refrigerantes e a sociedade começa a se preocupar extremamente com alimentação saudável, suas vendas vão cair. Isso não tem necessariamente a ver com o que você está fazendo ou deixando de fazer com seu negócio, mas o comportamento de compra dos consumidores vai se alterar completamente e isso vai impactar no seu negócio. Esses dados são muito importantes para você pensar no futuro da sua empresa e em como contornar situações como essa.

Mais uma palavra-chave: COMUNICAÇÃO! Tudo é comunicação e sua empresa está passando mensagens o tempo todo. Preocupe-se, é claro, com boas ações publicitárias e de marketing, mas não é só isso não. O design do seu produto, a maneira de atender os clientes, as informações da embalagem, as instalações e a localização de sua empresa, seu site e demais presenças virtuais, tudo isso comunica e faz bastante diferença na forma como o cliente vai te enxergar.

Tomando todos esses cuidados, você deve então monitorar a percepção dos clientes, que se modifica constantemente. Não basta pensar em tudo uma vez e achar que está pronto, esse é um caminho de muitas revisões e mudanças. Fique de sempre de olho!

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