Como lidar com os problemas dos clientes

Escrito por Redação Autem Solutions em 19 de Março de 2018

Por mais cuidado que as empresas tomem, eventualmente algum cliente trará um problema. É praticamente impossível levar um negócio sem lidar com essa situação, e se um problema de cliente é deixado sem solução os resultados não são nada bons.

Clientes que sabem que seus problemas são atendidos, por sua vez, se sentem muito bem cuidados e se tornam mais fiéis a um negócio, inclusive tendo mais chances de indica-lo aos seus conhecidos. Um passo primordial na resolução dos problemas dos clientes é garantir que eles não tenham dúvida de que a ajuda está a caminho e que o problema dele está sendo levado em consideração. O descaso – ou mesmo a sensação dele – é muito prejudicial. Se esforce sempre em assegurar ao seu cliente que ele está sendo ouvido e levado em consideração.

Criar um processo que funcione e que responda rapidamente às necessidades dos clientes faz com que sua empresa tenha um serviço de cuidado com o cliente de altíssimo nível. Já falamos por aqui sobre o programa de cuidados com o cliente, confira lá!

A abordagem da gestão de problemas dos clientes consiste em designar uma pessoa treinada nas habilidades do serviço para acompanha-los durante todo o processo, e o papel dessa pessoa é, também, se responsabilizar pelo fornecimento dos serviços adequados. Um programa bem-sucedido de gestão de incidentes deve contar com dois elementos principais: a infraestrutura para prestar o serviço e as habilidades pessoais para prover o nível adequado de cuidados ao cliente.

Para que tudo isso funcione, é importante também identificar oportunidades para a atuação da gestão de incidentes, pensar detalhadamente em tudo que envolve o funcionamento de seu negócio para tentar prever o máximo possível dos problemas que podem aparecer e estar preparado para resolvê-los com velocidade. Além disso, estabeleça metas e objetivos claros relacionados a como a sua empresa se preocupa em relacionar esses possíveis incidentes e mantenha toda a equipe alinhada a isso, treinada, e com as habilidades necessárias desenvolvidas.

Lembre-se: seu atendimento ao seu cliente é contínuo e jamais termina depois de uma venda. Ele ser bem atendido nos processos seguintes são vitais à sua fidelidade. Esteja atento!

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