Cada tipo de publicação sobre um produto desempenha seu próprio papel no processo de vendas e de marketing. Hoje vamos conversar um pouco sobre elas e suas diferenciações!

Bem, para começo de conversa, quem deve escrever sobre um produto? Um especialista em comunicação. É claro que os responsáveis técnicos por ele devem passar o imput e o conteúdo, mas é um profissional de escrita que deve redigir a publicação, porque é ele que entende as necessidades do mercado e como aplica-las em um texto eficiente.

Um equívoco comum que muitas empresas cometem é o de relacionar vários produtos numa mesma publicação. Não é que essa não possa nunca ser a escolha, mas na maioria das vezes não é o ideal. Uma mesma publicação com uma gama de produtos tem grandes chances de não oferecer informações aprofundadas sobre nenhum deles. Além disso, se um produto muda no catálogo, perde-se a validade da publicação inteira.

E basta centralizar todas as informações no meio online? Não. Por mais que a internet gere essa nova zona de conforto, muitos clientes ainda preferem publicações impressas.

Agora vamos falar sobre alguns tipos de publicações e seus papeis, para que você possa escolher o mais adequado para o seu produto. Escolher a forma correta de comunicar faz toda a diferença no marketing.

– Boletim de propaganda: comumente chamados de flyers, os boletins são formas simples de para realizar um primeiro contato com o cliente. Geralmente possuem conteúdo bem resumido, mostrando as principais vantagens do seu produto, para criar um interesse inicial.

– Catálogos: esses servem para mostrar a finalidade de toda uma linha de produtos ou serviços. Devem dar a visão geral e encaminhar o cliente para publicações mais específicas, que contenham informações mais detalhadas.

– Revistas e folhetos: devem apresentar descrições técnicas detalhadas do produto, ensinar o cliente como ele pode ser utilizado e mostrar suas vantagens em relação à concorrência.

– Manuais: devem incluir as mesmas informações das revistas e dos folhetos, porém de uma forma ainda mais minuciosa, explicando absolutamente tudo ao cliente em relação ao produto adquirido.

– Atualizações técnicas: estas servem para mostrar ao cliente que a empresa está sempre buscando melhorias em seus produtos. A informação do que muda deve estar sempre dita com clareza, principalmente se relacionada à segurança.

As principais funções gerais dessas publicações são: ajudar os clientes a tomarem decisões, fornecer a eles as diretrizes necessárias para a utilização do seu produto da melhor forma possível, tranquiliza-los, destacar preço e qualidade dos seus produtos, apresentar seus produtos e suas vantagens e reforçar seu branding. Faça o uso correto de sua comunicação e de suas publicações!

Por Redação Autem Solutions

WhatsApp Fale Conosco