marketing direto é uma forma de campanha que funciona com eficácia se dirigida a um público preciso, que não pode ser alcançado de outra forma e/ou  através de outra mídia. Ele deve ser planejado minuciosamente, de acordo com o público alvo e o produto/serviço que está sendo divulgado. Uma de suas principais vantagens é que ele é facilmente mensurável, já que a eficiência da campanha é medida pelo quociente de respostas a ela.

Para dar o start em uma campanha de marketing direto é necessário estabelecer primeiro os seus objetivos gerais que podem ser, por exemplo, estimular os clientes a comprar os produtos diretamente em resposta ou elevar a consciência dos serviços da empresa entre os clientes. No entanto, essas metas parecem “vagas” e, para que ao final possam ser mensuradas, é importante traduzir esses objetivos gerais em objetivos precisos e palpáveis, como por exemplo, aumentar em 20% as vendas em relação ao último semestre.

Planeje bem o timing da sua campanha, que precisa ser bem estudado e definido de acordo com o funcionamento da sua empresa e uma boa pesquisa de mercado. Dependendo da campanha, ela pode depender de mais ou menos fatores e estar mais ou menos relacionada ao timing de outras atividades de marketing, tanto da sua própria empresa quanto do mercado em geral.

A estratégia de contato e qual mídia será utilizada são os passos seguintes, e também devem ser cuidadosamente decididos pois geram níveis e formas diferentes de resposta. Um envio único, por exemplo, já costuma obter resultados – mas uma série de contatos apropriadamente repetitivos têm a capacidade de gerar mais impacto.

Por fim, desenvolva um sólido mecanismo de resposta para que os clientes tenham facilidade em retornar a esse marketing, e, é claro, acompanhe muito bem todo o desenvolvimento da campanha.

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