Uma boa parceria com um cliente corporativo pode aumentar a dependência dele em relação à sua empresa e ainda fortalecer o relacionamento a longo prazo – mas é claro que isso não vem como mágica, é necessário um comprometimento por parte da sua empresa, também de longo prazo, combinado com bastante estruturação e foco bem definido.

De acordo com a coleção Biblioteca de Gestão, vamos dar algumas dicas de como desenvolver essa pareceria da melhor maneira possível.

Aumente a dependência do cliente: para isso é importante entender as metas de negócios do seu cliente e mostrar-lhe como os seus produtos ou serviços podem ajudá-lo a alcançar esses objetivos. É dessa forma que você deixa claro que sua empresa pode oferecer uma contribuição importante a ele.

– Demonstre comprometimento: sua disposição para prestar o melhor serviço de parceria possível deve ser sua atividade principal, e deve-se evitar que qualquer fator interno ou externo afete negativamente o seu comprometimento com essa atividade. Você também deve falar das metas de seu negócio, de onde quer chegar com sua empresa e mostrar um planejamento de longo prazo. Isso dá credibilidade ao seu cliente.

– Concentre-se em sua experiência de mercado: mostrar suas realizações passadas são um fator chave em uma parceria, porque vai comprovar ao seu cliente que sua empresa é capaz entender os requisitos e que já desenvolveu soluções bem-sucedidas anteriormente. Seu conhecimento de mercado conta muito.

– Ofereça conhecimento técnico: muitas empresas procuram parcerias pensando em conseguir um bom acesso à expertise técnica dos parceiros. Mostrar que sua empresa busca inovação constante comprova essa competência, mas isso fica mais claro quando podem ser comprovados os seus gastos anuais em pesquisa e desenvolvimento.

– Comprove sua competência administrativa e sua estabilidade financeira: é natural que os possíveis parceiros queiram ter certeza de que sua empresa possui recursos para se gerir de forma eficaz e para assegurar seus padrões de serviço. Uma equipe administrativa eficiente é fundamental, bem como um programa de treinamento e gerenciamento em funcionamento. É necessário assegurar também o desempenho financeiro de sua organização.

– Demonstre os recursos adequados: só assim o parceiro pode ter certeza de que sua empresa poderá entregar o nível de serviço que ele precisa, agora e no futuro. Deixe muito claro ao cliente como você disponibilizará esses recursos.

Nem precisamos falar de comunicação, né? Ela é, sempre, a chave de tudo. Toda a relação e todos os processos devem estar sempre sendo perfeitamente comunicados e entendidos por ambos os lados.

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