Já falamos por aqui da importância de estratégias de marketing que foquem em buscar clientes em potencial. Para que um negócio cresça, essa manutenção de clientes é fundamental – mas encontrar esses interessados é apenas o começo. Para poder beneficiar-se deles, eles precisam ser convertidos em vendas. Como fazer isso? Hoje vamos dar algumas dicas!

Comece qualificando seus interessados, porque assim como os clientes, eles possuem características diferentes. Aqueles que tem mais chance de se efetivarem enquanto cliente geralmente possuem essas especificidades:

  • recursos financeiros
  • autoridade para tomar suas decisões de compra
  • precisam do produto/serviço
  • demonstram interesse em mais informações sobre o produto/serviço
  • planejam fazer a compra em um futuro próximo

Pesquisas de telemarketing podem te ajudar a obter essas respostas. Depois que você já entendeu melhor os seus potenciais clientes, planeje o processo de conversão, lembrando que assim como toda estratégia de marketing ele é um processo contínuo e de longa duração, que depende da complexidade do produto e da demora do processo de tomada de decisão. É mais fácil decidir comprar um tênis do que um carro, certo? 🙂 Para esses produtos mais complexos, os processos de conversão geralmente compreendem:

  • a identificação dos principais tomadores de decisão
  • envio de informações para esses tomadores de decisão
  • fornecer amostras do produto para avaliação do cliente
  • envio de propostas
  • negociações finais e atendimento pós venda

É pensando de acordo com sua empresa e em conjunto com sua equipe que você pode traçar a melhor maneira de tratar cada estágio desse processo. Quando o produto é menos complexo, envios de malas-direta, atualizações e ofertas especiais podem funcionar bem.

Lembramos que, durante todo esse processo, é muito importante estar sempre analisando cuidadosamente os êxitos e falhas, acompanhando os progressos, registrando todos os contatos e conversões e apoiando e incentivando sua equipe.

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