Uma das preocupações do marketing é a constante rotatividade de clientes. Isso significa que para que um negócio se mantenha em crescimento, é necessário estar sempre gerando novos interessados. A forma de fazer isso, é claro, depende muito do tipo de produto ou serviço oferecido, mas o objetivo geral primário é realizar pesquisas e obter dados de possíveis futuros clientes.

Uma campanha de marketing com o intuito específico de atrair novos clientes deve priorizar a criação de um mecanismo de resposta direta eficiente. É quando os clientes conseguem responder à campanha que obtemos seus dados de contato. Na campanha, certifique-se de oferecer o maior número possível desses mecanismos de resposta: site, e-mail, telefone (de preferência 0800) e endereço físico.

Informes publicitários que contenham algum prêmio ou brinde veiculados nos meios de imprensa também costumam trazer bons resultados, porque são uma maneira econômica de gerar potenciais clientes. Esse informe geralmente deve descrever o produto, fornecer as informações básicas e pedir para um cliente responder um minúsculo questionário para receber um brinde em sua casa. Através desse questionário, ele envia os dados para a empresa.

Uma outra ação importante para angariar novos clientes é estar sempre de olho em que são os consumidores presentes nas lojas de varejo que distribuem o seu produto. Ele é comercializado, por exemplo, em um supermercado? Quem são os clientes desse supermercado? Incentive-os a oferecerem seus dados também em troca de ações promocionais.

Fique atento para não cometer erros como não se importar com a geração de novos clientes, gastar em excesso com isso (uma ação deve ser planejada com cuidado para que nunca gere prejuízos) ou não se atenha a relacionar essa campanha de marketing específica com toda a campanha de marketing da empresa, ok?

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