Quando você é “apenas” um cliente, o telemarketing parece um pesadelo. Por isso, ao pensar enquanto empresário, pode surgir a dúvida: será que ele é eficaz? Pois a resposta é sim. Utilizada em conjunto com outros programas de vendas e marketing, a estratégia do telemarketing pode ser muito eficiente. Ela oferece oportunidades de melhorar o contato com o cliente, estreitar o nível de atendimento, conduzir pesquisas rápidas e econômicas e ainda aumentar as vendas. Mas, repetimos, nunca use o telemarketing como substituição de outra estratégia, apenas como complemento.

E como fazer isso acontecer? A coleção Biblioteca de Gestão falou um pouquinho mais sobre cada uma das ações possíveis citadas no parágrafo anterior. Aí vai:

  • Melhorando o processo de pedidos: A possibilidade de adquirir pedidos por telefone aumenta a velocidade e a precisão das suas vendas; para os clientes, trata-se de uma maneira muito mais conveniente do que ter que responder a uma mala-direta, por exemplo.
  • Abrindo novos canais de marketing: Essa outra possibilidade de venda direta ao cliente reduz custos administrativos e contorna rotas tradicionais de distribuição.
  • Aumentando a geração de interessados: Oferecer um contato 0800 é ideal para essa meta!
  • Fazendo pesquisas de mercado: O contato por telefone é ideal para realizar as entrevistas de uma pesquisa de mercado. Ele é um canal valioso para coletar informações contidas em bancos de dados.
  • Estreitando a relação com o cliente: A possibilidade de aumentar o contato com a freguesia fazendo chamadas de cortesia confere um toque muito pessoal ao seu atendimento, além de ajudar a minimizar problemas por encontrá-los ainda em sua origem.

E como entender se isso está funcionando? Para mensurar a eficácia do seu sistema de telemarketing, colete as informações gerenciais disponíveis por meio dos registros, como por exemplo a taxa de resposta, os padrões de fluxo de caixa e a análise das solicitações dos clientes.

 

 

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