All Dreamers leva participantes para imersão sobre processos criativos e design

Escrito por admin em 20 de junho de 2017

Aconteceu no sábado (10) o segundo evento do ciclo inicial do projeto All Dreamers, onde os participantes foram convidados a passar por uma imersão sobre processos criativos, design, linguagem contemporânea e outros temas na Boiler Galeria. Ministrada pelo dreamer Gustavo Francesconi, a imersão teve como objetivo mostrar às pessoas como é o processo de trabalho do diretor de arte, percorrendo também outros assuntos relacionados, como planejamento gráfico e sintaxe visual.

Foto: Matheus Pronunciato

De maneira descontraída, a conversa com Gustavo deu-se início com as questões mais atuais, como a relação entre design e arte. “Esse assunto foi o gatilho de uma reflexão sobre a comercialização da arte e da produção de arte comercial, além de como a nossa sociedade e o mercado, principalmente, se relacionam com o designer e com o artista”, comentou uma das participantes da imersão, Thayna Bressan, fotógrafa e estudante de Comunicação Organizacional na UTFPR . O assunto migrou para o processo de trabalho que o diretor de arte e artista visual realiza no APOC Studio – estúdio criado por ele, onde o objetivo é desenvolver projetos e soluções focadas no resultado e qualidade visual, com linguagem contemporânea.

Mais tarde, Gustavo convidou todos para a área externa da galeria para realizar uma atividade ainda mais participativa da imersão. “O clima era bem aberto e propiciava a interação. Isso foi sensacional”, completou Thayna. Leonardo Bertoldo, Diretor de Arte, colagista e também estudande de Comunicação, relatou que “foi bacana estar em contato e compartilhando com pessoas diferentes da minha área de atuação e circulo de amigos”.  Lá, o dreamer expôs alguns materiais de seu trabalho, abordando o processo criativo que utiliza até chegar ao produto final que satisfaça sua criação e as necessidades dos clientes. Francesconi ainda expôs como é o seu percurso por busca de referências e ressaltou a importância que a linguagem possui na hora de elaborar um projeto gráfico, demonstrando preocupações que incluem desde a escolha do tipo de material – como o papel, por exemplo – até a função das cores, formas e texto.

Foto: Matheus Pronunciato

Foto: Matheus Pronunciato

Gustavo Francesconi é diretor de arte e artista visual, atuando na área de design e planejamento gráfico. Atualmente tem seus trabalhos expostos em galerias de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Natural de Joinville – 1986 – teve seu primeiro contado com arte aos 15 anos, quando iniciou estudos técnicos em Design de Produto pela UNISOCIESC. Em suas obras explora essencialmente cores, formas e vibrações cromáticas. Sua investigação poética dialoga com aspectos cosmológicos e sensoriais da matéria.

O All Dreamers é um projeto que agrupa sonhadores, os dreamers – pessoas que inspiram e promovem iniciativas que colaboram de alguma maneira para a transformação da sociedade com o objetivo de criar, desenvolver e colocar em funcionamento uma rede de relacionamentos entre eles e a sociedade. Através de eventos – como workhops, palestras e imersões – o projeto busca criar o contato entre os dreamers e o público para estimular o engajamento de novas parcerias, conexões e a realizações de projetos locais.

O próximo evento do All Dreamers acontecerá na Unibrasil, em Curitiba, no dia 20/06, e trará o dreamer Paulo Velloso – Diretor Geral do Grupo Foxlux – para falar sobre empreendedorismo, gestão da criatividade e inovação. Para mais informações, acesse o evento no Facebook.

Compartilhe!